F.A.Q.
O QUE É A DES_AMPARO?
A DES_AMPARO é atualmente uma publicação online, estuda em 2020 por Joana F Bastos (aka Joana Moi) como um projeto pessoal, com o objetivo de criar um espaço para as vitimas de progenitores narcisistas darem visibilidade a uma realidade invisível. O projeto teve a sua primeira publicação a outubro de 2021.
DE ONDE SURGIU A IDEIA DO PROJETO?
COMO POSSO PARTICIPAR NUMA EDIÇÃO DA DES_AMPARO?
Envie um email a partir da secção "CONTATO".
Como resposta, será enviado um formulário, como meio de confirmação de que o perfil corresponde ao que se pretende apresentar na fanzine DES_AMPARO. As respostas serão avaliadas por Joana Moi e um(a) colega do grupo de apoio a vitimas de progenitores narcisistas. Feita a avaliação, procede-se à entrevista a ser publicada, mediante disponibilidade dos intervenientes.
Surgiu após uma tentativa de tentar dar visibilidade a este assunto, ainda tabu na sociedade. Joana começou a estudar o projeto durante o seu mestrado, e após ter sido convidada para dar o seu testemunho num artigo de jornal, decidiu avançar com a publicação DES_AMPARO, como forma de dar espaço a outros testemunhos desta realidade.
O QUE SÃO PROGENITORS NARCISISTAS?
Dada a complexidade do tema, que não caberia em um parágrafo, convido a visitar o seguinte site -em desenvolvimento-, onde está a ser adicionada a informação necessária para se entender o assunto.
COMO POSSO TER A CERTEZA QUE SOU VITIMA DE NARCISISMO?
Na realidade os padrões de comportamento dos narcisistas (patológicos) são muito semelhantes, causando também semelhantes danos às suas vitimas. Para mais informação, convido novamente a visitar o site -em desenvolvimento-
SE ESTIVER A SER VITIMA DE NARCISISMO, O QUE DEVO FAZR?
O QUE PRECISO DE FAZER PARA APRESENTAR O MEU TESTEMUNHO?
Após a participação no formulário e aprovação da participação, necessita de:
-
Disponibilidade para contar a sua experiência por escrito (tendo em conta o limite de páginas)
-
O relato pode ser contado a partir de uma entrevista, história, poema ou até mesmo por meio de ilustração e/ou fotografia., indo ao encontro do que o participante sentir que melhor irá representar o seu testemunho. Nota: nos textos fornecidos, poderá haver correção de eventuais erros ortográficos. O ficheiro será previamente apresentado ao participante antes de ser publicado, havendo limite no numero de correções a serem feitas.
-
Apesar de opcional, valoriza-se a representação gráfica. Agradece-se o fornecimento de fotografias (simbólicas, abstratas), ilustrações, rabiscos, entre outras imagens da autoria do testemunho (devidamente creditadas), para que possa acompanhar o texto da edição e/ou ser apresentado na capa. Também são aceites excertos de textos, de outros autores (devidamente creditados), que possam complementar o testemunho.
Vitimas de narcisistas por norma sofrem de diversos tipos de violência, como psicológica, emocional ou até física. Todos os tipos de violência são considerados crime, logo o mais indicado e seguro, é direcionar-se ao serviço de apoio à vitima mais próximo. Por vezes cai-se no erro de desvalorizar a violência psicológica, por ser invisível, mas é na realidade um tipo de violência extremamente grave. Por esse motivo, não tenha receio em pedir ajuda. Por norma, um narcisista não irá mudar/melhorar, mas a sua vida pode melhorar ao pedir ajuda e cortar ligação com o narcisista.
QUAL O "PERFIL" INDICADO PARA QUEM QUER APRSENTAR O SEU TESTEMUNHO NAS EDIÇÕES?
Filhes vitimas de progenitores/cuidadores narcisistas/que apresentem a perturbação de personalidade narcísica. Nota: as edições são publicas, podendo ser lidas por qualquer pessoa.
TEREI QUE USAR O MEU NOME REAL?
Não, pois a sua segurança é prioridade. É opcional usar o nome verdadeiro ou fictício. Em caso de usar um nome fictício, será o mesmo nome usado para creditar as imagens da sua autoria.
EXISTE ALGUM VALOR MONETÁRIO AO PARTICIPAR?
Não. A participação é voluntária e o projeto é sem fins lucrativos. Já para não haver custos, o projeto passou de uma publicação física para uma publicação online, tornando-se mais acessível a qualquer pessoa, pois o objetivo é divulgar e ajudar outras vitimas através das nossas historias. Também por esse motivo, as publicações estarão dependentes da disponibilidade de Joana Moi, sendo este um projeto pessoal, completamente à parte do seu emprego. Como tal, é um projeto de ajuda mutua, criando um espaço para dar voz às vitimas destes progenitores.
O QUE EU DESCREVER NO EMAIL SERÁ PUBLICADO E/OU PARTILHADO COM MAIS PESSOAS?
À partida o email será lido unicamente por uma pessoa, Joana. Caso seja necessário outro leitor, o participante será previamente avisado e terá a opção de não o permitir. No caso das respostas ao formulário - abordado mais à frente -, nesse caso poderá haver avaliação de pelo menos mais uma pessoa do grupo de apoio à vitima de narcisismo. Sobre o relato final, só será publicado a parte do testemunho que transitar para a publicação online, após a confirmação do participante de que poderá ser publicado. Importante: pede-se ao participante que perceba se quer realmente o seu testemunho publicado antes de se iniciar a fase de trabalho na edição a ser publicada. Ao iniciar essa fase, o tempo dedicado e trabalho necessário já está em processo.
CONTINUO A TER ALGUMAS DUVIDAS. COMO AS POSSO ESCLARECER?
Envie um email a partir da secção "CONTATO" com as questões que tiver. No entanto, há a possibilidade de a resposta ser demorada, sendo que é só uma pessoa a orientar este site, e que poderá estar numa fase ocupada. Por esse motivo, a resposta será dada assim que possível. Em caso de ser um contato de maior emergência, sugiro novamente o site do grupo de apoio -ainda em desenvolvimento-, ao qual a editora faz parte, juntamente com outras pessoas que podão lhe responder mais prontamente.
TAMBÉM GOSTARIA DE PARTCIPAR NUM PROJETO DE APOIO A VITIMAS DE NARCISISTAS. O QUE POSSO FAZER?
COMO É O TIPO DE PUBLICAÇÃO?
A DES_AMPARO caracteriza-se por ser uma publicação editorial, em formato A5, que será apresentada online em PDF. Devido ao seu formato, é possível ser impresso como livreto (booklet).
Há a intenção de que as edições tenham estruturas relativamente diferentes entre si, como forma de se criar um objeto experimental e também personalizado, de acordo com o tipo de conteúdo dado por cada participante. Nota: esta intenção estará também dependente do tempo disponível para o processo de edição, podendo haver publicações com estruturas mais tradicionais.
Projetos simples como a criação de um Blog onde se possa contar o nosso relato (e/ou de outros), é já uma forma de apoio ao tema. Convido novamente a visitar o grupo de apoio - ainda em desenvolvimento - para abordar sugestões. Ou em caso de já ter um um projeto, poderá submete-lo no PAVN, que tem como como objetivo apresentar/divulgar projetos relacionados com o tema: Link